O microagulhamento é um tratamento estético que serve para remover cicatrizes de acne, disfarçar manchas, outras cicatrizes, rugas ou linhas de expressão da pele, através de uma estimulação natural feita com micro-agulhas que penetram na derme favorecendo a formação de novas fibras de colágeno, que dão firmeza e sustentação à pele.
Este tratamento pode ser realizado de dois modos, usando um aparelho manual chamado Dermaroller ou um aparelho automático chamado DermaPen.
Este tratamento pode causar alguma dor e desconforto, quando são usadas agulhas com mais de 0.5 mm e por isso, nesse caso pode ser indicado usar uma pomada anestésica antes de iniciar o procedimento. Todavia, agulhas menores não precisam desse passo.
O tratamento estético com Dermaroller, que estimula a produção natural de colágeno e pode ser indicado para:
Além disso, o dermatologista também pode indicar o dermaroller para ajudar no tratamento da alopecia, uma doença que se caracteriza pela rápida e repentina perda de cabelos do couro cabeludo ou de outra região do corpo.
As agulhas penetram na pele causando micro ferimentos e vermelhidão, estimulando naturalmente a regeneração da pele, com a produção de colágeno.
O mais indicado é iniciar o tratamento com agulhas menores, com cerca de 0,3 mm, e se necessário, poderá aumentar o tamanho da agulha para 0,5 mm, principalmente quando o tratamento é realizado no rosto.
Se desejar remover estrias vermelhas, cicatrizes antigas ou cicatrizes de acne muito profundas, o tratamento deve ser feito por um profissional que deverá usar uma agulha maior com 1, 2 ou 3 mm. Com agulha acima de 0,5 mm o tratamento pode ser feito pelo fisioterapeuta e pelo esteticista, mas com agulhas de 3 mm o tratamento só pode ser feito pelo dermatologista.
O microagulhamento está contraindicado nas seguintes situações:
Nestas situações não deve realizar este tipo de tratamento sem antes consultar o médico dermatologista.