Ficar com uma pele bonita é o sonho de muita gente, até porque ela é o nosso cartão de visita, não é mesmo? E ao falar de pele bonita e saudável não podemos deixar de comentar sobre limpeza de pele!
Existem no mercado diversos produtos, serviços e cuidados que são nossos aliados quando o assunto é melhorar a saúde e a aparência da pele. Seu objetivo é eliminar as impurezas, as substâncias que obstruem os poros (sebo e queratina), cravos, os pequenos cistos brancos (milium), a oleosidade e as células mortas!
Mas lembre-se: ao cuidar da pele, também não podemos esquecer do cuidado de dentro para fora, por meio da alimentação!
Realizada normalmente em clínicas de estética, mas às vezes em casa (o que não é muito recomendado por profissionais), as vantagens são muitas.
Segundo o dermatologista Tiago Silveira, entre os benefícios de uma boa limpeza de pele encontram-se a renovação celular, aspecto de pele limpa, mais lisa, sem cravos (pontos pretos e “massinhas brancas”) e com poros reduzidos.
“Os cravos são precursores das espinhas, isto é, podem gerá-las. A limpeza de pele constante previne o aparecimento das espinhas inflamadas, já que os cravos são removidos. Logo, a limpeza de pele é coadjuvante importante no tratamento da acne”, afirma o especialista.
A limpeza de pele é, a princípio, indicada para quase todo tipo de pele. Mas é preciso tomar alguns cuidados, como em casos de peles ressecadas ou sensíveis.
“As peles muito ressecadas ou sensíveis merecem uma limpeza mais suave, com produtos mais delicados. Vale ressaltar que a pele com acne muito inflamada (nódulos, cistos, espinhas grandes, vermelhas e com pus) não pode receber a limpeza de pele de imediato. Afinal, a inflamação e as bactérias podem se disseminar e alcançar a corrente sanguínea quando esprememos as erupções. Por isso, nesses casos, um tratamento para abrandar o quadro deve ser feito previamente com o dermatologista”, informa o médico.
É bom lembrar que, quando o paciente realiza procedimentos estéticos como lasers e peelings ou quando sua pele foi exposta ao sol recentemente, os especialistas recomendam que o procedimento seja adiado por alguns dias.
Assepsia
A limpeza começa, basicamente, na a assepsia da pele com substâncias que limpam, desengorduram e matam bactérias.
Esfoliação
A próxima etapa é a esfoliação, que tem como objetivo remover as células mortas e possíveis impurezas.
Extração
A extração manual (e com agulhas eventualmente) dos cravos abertos (pontos pretos) e fechados (pontos brancos). O processo pode ser auxiliado com uso de vapor morno para abrir os poros e amolecer os cravos.
Finalização
Por fim, são usadas tecnologias ou substâncias para ajudar na recuperação, como calmantes e cicatrizantes. Também é possível a utilização de outros compostos com ações diversificadas de acordo com cada tipo de pele.
“Podem ser usados produtos mais hidratantes para peles ressecadas, substâncias com ação rejuvenescedora, ácidos e vitaminas para peles desvitalizadas e com sinais de envelhecimento, e medicações antibióticas e calmantes, para peles acneicas, ou antisseborreicas, para peles oleosas”, informa Tiago.
Fonte: Seleções
Após uma anamnese completa da pele e da cliente, dá-se início à limpeza, que desobstrui os poros, retirando as células mortas, limpando e oxigenando a pele para que ela fique mais resistente ao meio ambiente, preparando-a também para os outros tratamentos faciais.